Mikrotik – Criando um hotspot

Publicado: abril 11, 2010 em Mikrotik
Tags:, , ,

Introdução

Hotspot é o nome dado para os locais onde há cobertura do serviço de internet sem fio através da tecnologia Wi-Fi (Wireless Fidelity). Um hotspot permite fornecimento de acesso à rede pública para os clientes que usam conexões de rede sem fio, e podem ser encontrados geralmente em aeroportos, hoteis, shopping centers, faculdades, etc.

Neste tutorial, mostrarei como configurar um hotspot, partindo do pressuposto que o Mikrotik RouterOS já esteja instalado. Caso contrário, clique no link abaixo para acessar o tutorial de instalação.

Mikrotik RouterOS – Instalando o sistema em um PC (x86)

Pré-requisitos

* Ter o Mikrotik RouterOS instalado em um PC (x86).
* Uma placa wireless – Estou utilizando o modelo TL-WN350GD TP-Link. Verifique antes a compatibilidade de seu hadware clicando aqui.

Cenário

A imagem abaixo mostra o cenário proposto neste tutorial.

Informações importantes

Internet Gateway / DNS: D-Link Dir-100.
Endereço IP: 192.168.0.1/24

Hotspot Gateway: PC (x86) com uma placa TL-WN350GD TP-Link.

Interface WAN/LAN
ether1 ip: 192.168.0.123/24

Interface Hotspot
wlan1 ip: 192.168.1.1/24
SSID: Hotspot
Band: 2.4ghz-b
Mode: AP

Mãos à obra!

1. Acessando o Mikrotik RouterOS via SSH

ssh 192.168.0.123 -l admin

2. Configurando interface HotSpot

interface wireless set wlan1 ssid=HotSpot band=2.4ghz-b mode=ap-bridge

3. Configurando endereço IP para interface hotspot

ip address add address=192.168.1.1/24 interface=wlan1

4. Configurando endereço IP para interface WLAN/LAN (Necessário apenas se a interface ainda não tiver um IP configurado)

ip add add address=192.168.0.123/24 interface=ether1

5. Adicionar rota padrão ao hotspot

ip route add gateway=192.168.0.1

6. Configurando o hotspot

ip hotspot setup
hotspot interface: wlan1
local address of network: 192.168.1.1/24
masquerade network: yes
address pool of network: 192.168.1.2-192.168.1.254
select certificate: none
ip address of smtp server: 0.0.0.0
dns servers: 192.168.0.1
dns name: meuhotspot.hotspot.com.br (Será mostrado no navegador)
name of local hotspot user: admin
password for the user: senha

7. Testando o acesso ao hotspot

Neste ponto do tutorial, é possível encontrar a rede HotSpot disponível.
Conecte-se e tente acessar um site qualquer, será exibida a imagem abaixo com solicitação de usuário e senha.

8. Criando usuário para acesso

Após acessar o Winbox, clique em IP > Hostpot.

Navegue até a guia Users e clique no símbolo + (Add) para adicionar o novo usuário. Neste exemplo criei usuário teste e senha teste. Clique em OK para confirmar e volte ao navegador para inserir as informações de usuário e senha criados. Neste ponto do tutorial o acesso à internet deve estar liberado ao usuário criado.

9. Informações sobre a conexão

Navegue até a guia Active. Nesta guia é possível obter informações sobre as conexões ativas no hotspot, como: Usuários ativos, endereço IP atribuído ao cliente, tempo de conexão (Uptime), etc.

Por hoje é só… No próximo tutorial, veremos como gerenciar os usuários do hotspot com RADIUS.

Dica: Assinem a lista MK-Brasil.

:wq!
Andrey Smith

comentários
  1. Diego Franzoi disse:

    Aew!!! Cara parabéns pelo tutorial, me ajudo!!!
    Vlw

    me add no msn pra trocar ideias!!
    Vlww

    Curtir

  2. Andrey Smith disse:

    Olá Diego,

    Que bom que ajudou. Pode adicionar: andreysmith@gmail.com

    Curtir

  3. João Paulo disse:

    Olá cara, em primeiro lugar parabéns pelo artigo!!!!

    Estou com o seguinte probleminha aqui com o hotspot, será que você
    poderia me ajudar?
    É o seguinte quando alguém se conecta na minha rede ele para na tela de autenticação
    do hotspot mais antes disso ele já recebeu um ip por causa do dhcp, então há
    possibilidade de barrar isto?
    Outra pergunta, como tratar usuários que clonão mac?

    Curtir

  4. Olá excelente artigo.

    Estou inciando meus estudo no MK, e estou com um grande problema. (Tenho uma certa fmailiridade)

    Tenho um cenário de trÊs modens roteados ADSL
    E uma placa de Rede para os meus clientes

    PReciso rotear ele para que haja o compartilhamento das trÊs conexoes com a minha rede de clientes. Mais, não estou encontrando nada que me ilumene até issoo, vejo falar em regra de NAT, mas, ele já esta com NAT.
    O hotspot eu até consegui colocar para funcionar, porém, ele so chega até o o mikrotick e nao vai para a internet.

    Grato com a sua ajuda e ja estou assinando a lista MK-Brasil.

    Curtir

  5. Andrey Smith disse:

    Olá Junior!

    Respondi por e-mail.

    Curtir

  6. Helio Barreto disse:

    Prezado Andrey,

    É possível autenticar o hotspot pelo wordpress?

    Curtir

  7. MulunguNET disse:

    Caros,
    No sentido de somar, vai ai duas informações sobre o que vi neste tuto:
    1-no campo hotspot/server deixe somente 1 mac por acesso.
    2-no campo hotspot/user nao deixar a opção server como ALL.

    Boa Sorte a Todos neste 2011!!

    Curtir

  8. André disse:

    Mano… Como faço pra mudar essa imagem inicial q vc postou (onde colocamos usu’ario e senha)? Criei uma nova… dizendo nome do Provedor e telefone (etc), porém nÃO estou acertando como colocar no winbox p aparecer quando os clientes forem conectar…

    Curtir

  9. José Roberto disse:

    Andrey Parabens !! ta show os seus posts;

    Tenho uma duvida, trabalho em um hospital, tenho 10 roteadores wireless e necessito aumentar minha segurança, com o mikrotiki e consigo criar um hotspot onde eu faço com que os A’ps busque a conexão no servidor (hotspot) e ele faça a autenticação por usuario ?
    Hoje as pessoas fazem a autenticação no proprio AP, no caso eu deixaria liberado os aps e controlaria com o mikrotiki, é complicado fazer isso ??

    Curtir

  10. Zulficar disse:

    gostei mt do manual

    Curtir

  11. Andrey Smith disse:

    Que bom, espero que tenha ajudado.

    Abraço,
    Andrey Smith

    Curtir

  12. Eduardo disse:

    Kra gostei do tutorial.
    O meu caso é igual ao do Jose Roberto, invez de 10 é apenas 4 estou querendo ampliar para 7 e preciso que os usuários acessem atravez da autenticação.
    Como trabalho numa Centro educacional preciso colocar a logo/papel de parede da Estituição.

    obrigado pela ajuda.

    Curtir

  13. FIAO disse:

    Ficou show!! parabens!!!

    Curtir

  14. […] no Mikrotik RouterOS. Caso contrário, clique no link abaixo para acessar o tutorial de criação. Mikrotik – Criando um hotspot Pré-requisitos * Pacote user-manager instalado; * Ter pelo menos 32MB de RAM e 2MB de espaço em […]

    Curtir

  15. Marcondes disse:

    Olá, tenho uma pequena rede com dois links e uso uma mikrotik para balancear e agora preciso mimitar o acesso a dois computadores, posso fazer isso com o hotspot? de que maneira? muito grato. marcondesbdl@hotmail.com

    Curtir

  16. Mateus disse:

    Bom dia estou com o seguinte problema na linha de comndo:

    interface wireless set wlan1 ssid=HotSpot band=2.4ghz-b mode=ap-bridge

    fica aparecendo erro no 2

    tenho uma placa wireless: D-Link AirPlus DWL-G520 Wireless

    Podem me ajudar?

    Curtir

  17. Alex disse:

    Ola, meu sistema não está aparecendo na rede, gostaria que vc me auxiliasse a criar apvirtual com ssid nome da rede. Obrigado

    Curtir

  18. Anderson disse:

    Cara parabéns, estou entrando nesse mundo agora, poderia me ajudar em um caso.
    Preciso instalar esse sistema , mas que o usuario faça uma solicitação (cadastro), ele mesmo para que eu apenas libere, e que seja pelo facebook, conhece algo assim?

    Curtir

  19. Allan Lucena disse:

    Post bacana!
    preciso de uma ajuda… quero criar um hotspot pra fornecer internet para os meus convidados, porem, quero que eles vejam uma imagem ou um video antes de ter acesso a internet.. é possível?

    Curtir

  20. Andrey Smith disse:

    Olá Allan,

    Para isso, você terá que inserir o vídeo ou a imagem diretamente na página html de login (Aquela que pede usuário e senha).

    Um abraço,
    Andrey Smith

    Curtir

  21. wilson manssango disse:

    segui os seus passos e todos navegam free.
    segui todos os passos e nada

    Curtir

  22. Anderson disse:

    amigo como posso fazer com q os clientes conectados a rede wireless..ao abrir o navegador abra uma pagina pedindo q faça o cadastro ou login…
    seria muito bom eles mesmos fazerem o proprio cadastro e receber a sua senha…
    pode me ajudar com isso.

    Curtir

  23. carlos alberto disse:

    Amigo eu apaguei a pasta hotspot (que é a página de login do hotspot) de dentro do mikrotik. Onde eu consigo fazer o download desta pasta padrão?

    Curtir

  24. Andrey Smith disse:

    Sinceramente, não sei.
    Mas você pode fazer a instalação em outra máquina ou em uma máquina virtual, e copiar o diretório que você precisa.

    Curtir

  25. […] no Mikrotik RouterOS. Caso contrário, clique no link abaixo para acessar o tutorial de criação. Mikrotik – Criando um hotspot Pré-requisitos * Pacote user-manager instalado; * Ter pelo menos 32MB de RAM e 2MB de espaço em […]

    Curtir

  26. Lucio disse:

    Eu No Consigo Me Cadastrar No Hotspot Gateway Porque?

    Curtir

Deixe uma resposta

