VisuALG #1 – Introdução

Publicado: maio 01, 2014 em Introdução à Ciência da Computação
Tags:, ,

VisuALG

VisuALG

O VisuALG (Visualizador de algoritmo), criado pelo professor Cláudio Morgado de Souza, é um programa que edita, interpreta e executa algoritmos escritos em pseudocódigo (Portugol), como um programa normal de computador. É um programa de livre uso e distribuição, empregado no ensino de programação em várias escolas e universidades no Brasil e no exterior.

Clique aqui para fazer o download do VisuALG.

Instalação

O VisuALG é um programa simples, que não depende de DLLs, OCXs ou outros componentes. Sua instalação não copia arquivos para nenhuma outra pasta a não ser aquela em que for instalado, e toma em torno de 1 MB de espaço em disco. A instalação é muito simples, basta executar o instalador e acionar os botões Avançar. Ao inciar o software, vemos uma tela com o esqueleto de um algoritmo já criado, cuja intenção é, além de poupar trabalho ao usuário, mostrar o formato básico de algoritmo que deve ser utilizado, bem como a forma dos comentários, conforme a imagem abaixo:

VisuAlg

A tela principal do VisuALG

1. Barra de menus;
2. Barra de ferramentas;
3. Barra de execução de algoritmo;
4. Editor de texto;
5. Visualizador de variáveis;
6. Simulador de saída;
7. Barra de status.

VisuAlg - Tela principal

Olá mundo! Hello World!

O “Olá Mundo” ou “Alô Mundo” é um famoso programa de computador que imprime “Olá Mundo!” ou “Hello World!”, no dispositivo de saída. É utilizado como um teste ou como um exemplo de código minimalista de uma linguagem de programação. Dito isto, vamos escrever nosso “Olá mundo” em Portugol, no VisuALG.

Insira o código abaixo no editor de texto do VisuALG, em seguida pressione a tecla F9 do seu teclado. A tecla F9 inicia, ou continua, a execução automática do algoritmo.

algoritmo "Olá mundo"
// Função: Olá mundo
// Autor: Andrey Smith
// Data: 01/05/2014
// Seção de Declarações

var

inicio
// Seção de Comandos
escreva ("Olá mundo!")

fimalgoritmo

Este deve ser o resultado.

VisuAlg - F9

Conclusão

Programar utilizando o VisuALG é simples e fácil. Por utilizar uma linguagem em nosso idioma, ele torna-se um grande facilitador para iniciantes em programação.

Até o próximo!

:wq!
Andrey Smith

comentários
  1. Cátia Cristina Souza disse:

    Parabéns pelo material, me ajudou muito, só tenho que a agradecer!!!

    Curtir

  2. […] Imagem tela do programa VisualG Fonte: andreysmith […]

    Curtir

Deixe um comentário